
Minha jornada na psicologia
A psicologia sempre foi minha paixão, algo que nasceu em mim muito cedo. Desde jovem, me vi fascinada pelos desafios emocionais que as pessoas enfrentam e pelas maneiras como nossas emoções, pensamentos e comportamentos se entrelaçam para moldar nossa vida. No entanto, foi durante a minha jornada na clínica que percebi a magnitude do sofrimento emocional que muitas mulheres vivenciam no dia a dia, especialmente diante de desafios como ansiedade, depressão, exaustão mental e dificuldades nos relacionamentos. Isso me motiva a querer, de fato, ajudar a transformar essas realidades.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi a abordagem que escolhi, pois, além de ser uma forma eficaz de lidar com as questões que surgem, ela também me permite aplicar os mesmos conceitos em minha vida, questionando meus próprios pensamentos e comportamentos disfuncionais. Eu mesma já passei por momentos de autocrítica e cobrança excessiva, mas a TCC me ensinou a identificar esses padrões e a trabalhar para transformá-los em algo mais positivo e funcional.
O que me motiva:
Cada mulher que chega até mim traz uma história única, cheia de desafios e sonhos. A cada sessão, sinto que estou ajudando a construir uma vida mais leve, equilibrada e com mais propósito para elas. Meu maior objetivo não é apenas oferecer acolhimento, mas também dar ferramentas concretas para que elas possam lidar melhor com suas emoções, encontrar sua força e construir relações mais saudáveis. Já passei por situações de insegurança e autocrítica em minha vida, como quando me deparei com o medo de apresentar meu TCC ou de enfrentar um obstáculo aparentemente simples, como dirigir em uma cidade nova. Momentos como esse me fizeram perceber que o poder de mudar está em nossas mãos, e foi essa percepção que decidi levar para minhas pacientes: sim, é possível reestruturar pensamentos disfuncionais e tornar a a vida mais leve.
O desafio das mulheres atualmente:
Algo que vejo frequentemente em minhas sessões é a pressão social que as mulheres sofrem para serem "perfeitas", sempre em equilíbrio com tudo — aparência, sucesso profissional, maternidade, relacionamentos. Isso gera um peso imenso, e muitas vezes as mulheres se veem no centro de um ciclo exaustivo de comparações e cobranças que não refletem sua verdadeira essência. Trabalharemos juntas para desconstruir essa visão distorcida e nada saudável, entendendo que está tudo bem errar, descansar, desacelerar e, acima de tudo, se permitir ser imperfeita. Perceber que isso não diz nada sobre o seu valor, apenas sobre a pressão que a sociedade impõe.
Meu compromisso com você:
Se você se sente sobrecarregada, com a autoestima baixa ou presa em um ciclo de ansiedade, saiba que a terapia pode ser o primeiro passo para encontrar clareza e recuperar o equilíbrio em sua vida. Aqui, você pode falar o que deseja, sem medo de julgamentos, sabendo que será acolhida, compreendida e, mais importante, apoiada em sua jornada de crescimento. A sessão de terapia é o SEU momento, e é meu maior desejo que você aproveite ao máximo esse espaço para dar os passos necessários rumo ao bem-estar e à autonomia emocional.
O que minhas pacientes dizem:
"Agora me sinto menos depressiva, reflito mais antes de tomar certas atitudes e tento ser mais compreensiva comigo mesma.
Sinto que tenho alguém com quem contar. Já não vejo mais os problemas como o fim do mundo, porque sei que posso trabalhá-los na terapia e encontrar maneiras de lidar com eles.
Você é uma profissional muito dedicada, paciente e atenciosa. Sempre disposta a ajudar, demonstra um verdadeiro cuidado com seus pacientes, e isso faz toda a diferença."
"Durante as sessões me sinto acolhida e respeitada, é o melhor momento da semana; poder falar e ser ouvida sem julgamentos, conseguir visualizar sentimentos outrora confusos. Tem sessões que me divirto muito e sinto que aquilo era exatamente o que eu precisava para desacelerar, rir um pouco dos problemas e perceber que a vida não precisa ser tão séria mesmo em situações desagradáveis.
No processo terapêutico, é como se eu não pudesse ver, e alguém segurasse as minhas mãos enquanto eu tento encontrar o caminho que eu procurava."
"Sempre que posso recomendo seu trabalho com respeito e carinho! Eu costumo dizer que você é muito prestativa, e comento sobre os materiais que faz para complementar as sessões, ou o quanto é solicita respondendo sempre que pode pelo WhatsApp. Digo que as sessões não são super sérias e constrangedoras, que você escuta com paciência, mas também fala quando é necessário, e que não impõe nada, mas faz refletir se a decisão que estou tomando faz mesmo sentido para mim."